domingo, 4 de janeiro de 2009

Porquê comunicar e colaborar online?

Os seres humanos necessitam de comunicar para expressar e partilhar o seu conhecimento, assim como expressar as emoções. De uma forma tradicional, a comunicação efectua-se através da fala, escrita e expressões.
A Internet é conhecida pela “rede das redes” ou “auto-estrada da informação”, em que privilegia a comunicação online e estimula o trabalho colaborativo.
A comunidade educativa manifesta um grande interesse pela utilização da Internet, em que a maioria dos nossos alunos são utilizadores habituais dos serviços telemáticos disponíveis.
Penso que todos nós questionamos quais os riscos e benefícios da Internet.
Os educadores têm um papel fundamentar: aconselhar, alertar e dialogar com os jovens sobre os perigos existentes na Web, tal como os orientamos na sua vida quotidiana e o que devem evitar.
A aplicação de filtros e/ou inibição de aceder à Internet nunca será a solução para os problemas existentes na Web.
Será necessário educar para uma utilização positiva e sensibilizar para os riscos existentes, para que todos os utilizadores consigam identificar sozinhos o que lhes interessa e o que não lhes interessa.
Segundo Seymour Papert (1997): “as novas tecnologias podem ter um papel positivo ou negativo, dependendo da forma como são utilizadas”.
Pierre Lévy, defende que a sociedade passou por três etapas:
1. as sociedades fechadas, voltadas à cultura oral;
2. as sociedades civilizadas, imperialistas, com uso da escrita.
3. a cibercultura, relativa à globalização das sociedades.
A globalização obriga a que presente o fenómeno da infoinclusão, logo o espaço da sala de aula é um aliado às tecnologias. O problema surge como integrar plenamente as TIC no processo de ensino-aprendizagem.
Monereo (2005) identifica quatro competências sócio-cognitivas que podem e devem ser rentabilizadas na Internet: aprender a procurar informação, aprender a colaborar e aprender a participar na sociedade.
Actualmente, considera-se que uma aprendizagem efectiva deve ser colaborativa, directamente relacionada com os ambientes informatizados, como as plataformas de aprendizagem.
A aprendizagem colaborativa é sobretudo um processo de interacção social que deve ser promovida na Educação. Os alunos realizam actividades, resolvem problemas em cooperação e participam em tarefas comuns. Nem todas as aprendizagens se fazem de modo colaborativo e nem todos os alunos gostam de aprender nesses ambientes (Hopper, 2003).
De uma forma geral a integração das TIC no ensino trouxeram grandes vantagens:
· A comunicação à distância (síncrona ou assíncrona);
· Custos reduzidos de comunicações;
· Interacção de todos os participantes;
· Partilha de experiências e conhecimentos;
· As plataformas de apoio à aprendizagem facilitam a disponibilização de recursos, registos de actividades dos utilizadores.

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